SED realizou Seminário sobre Práticas Restaurativas de Agudo

  • 12/02/2020
  • 0 Comentário(s)

SED realizou Seminário sobre Práticas Restaurativas de Agudo

A Secretaria de Educação e Desporto realizou na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, no Polo de Agudo, um Seminário sobre a Lei de Práticas Restaurativas, que foi instituído no Município, através da Lei 2.156/2019. Participaram o Prefeito Valério Trebien, a Assessora da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, Isabel Cristina Martins Silva e a Assistente da Promotora de Agudo, Ana Maria Barros de Souza, equipes diretivas das Escolas Municipais, Estaduais e Particular, Conselho Tutelar e CREAS. A Secretaria de Educação de Agudo, assim como os demais municípios, foram estimulados pela Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, a realizar e implantar a Lei de Práticas Restaurativas, bem como a necessidade de uma abordagem diferenciada para mediação de conflitos nas escolas.

Foram entregues copias da Lei à Promotoria de Santa Maria e Agudo e as instituições presentes. A finalidade da Lei é promover um conjunto articulado de estratégias inspiradas nos princípios da justiça restaurativa, com a finalidade de melhoria das relações sociais, prevenção e tratamento de conflitos nas escolas.

O Seminário também apresentou princípios e objetivos da Lei, como capacitar colaboradores nas escolas para que implementem as práticas restaurativas na resolução de conflitos; criação de um espaço de diálogo permanente destinado a professores, crianças e jovens e quando houver necessidade; participação direta dos envolvidos, mediante a articulação escolar, familiar e comunitária em conjunto com a rede de proteção; buscar restabelecer os laços que foram rompidos pelo conflito e promover atividades preventivas por meio de círculos de diálogos e de construção de paz.

Cada escola deverá conter um Núcleo de Práticas Restaurativas, que será composto por professores, funcionários da escola, alunos e pais, todos por meio voluntariado e devidamente capacitados para atuarem como facilitadores de resolução dos conflitos, os quais se reunirão para verificar e analisar os encaminhamentos realizados pelos mediadores na resolução de conflitos.

Márcia Müller – Jornalista – DRT/RS 14967

Assessora de Imprensa da Prefeitura Municipal de Agudo

e-mail: imprensa@agudo.rs.gov.br

telefone: (55) 3265-1144/Ramal: 221

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

Estúdio

Plantão Sonoro

00:01 - 06:30

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Enzo Rabelo

Iti Malia

top2
2. Márcia Fellipe ft. Gusttavo Lima

Drive Thru

top3
3. Marília Mendonça

Supera

top4
4. Tiago Iorc

Dia Especial

top5
5. Lauana Prado, Fernando & Sorocaba

Batimento De Solteira

Anunciantes